Um grupo de 28 associados dos Amigos dos Açores- Associação Ecológica participa numa visita de estudo às ilhas das Flores e Corvo, que decorre entre 31 de maio e 3 de junho.
Estas visitas de estudo anuais promovidas por esta associação, que se iniciaram em 2009 e já fizeram um primeiro périplo pelo arquipélago, têm interesse ambiental e incidem nos percursos pedestres e no ecoturismo, aproveitando também para avaliar in loco as questões ambientais mais pertinentes, dando a conhecer aos participantes a realidade das ilhas visitadas.
Do programa desta visita constam a realização de diversos trilhos pedestres, bem como visitas interpretativas a vários pontos de interesse nas duas ilhas do Grupo Ocidental.
O primeiro dia será preenchido com o trilho Ponta Delgada/Fajã Grande e visita à Aldeia da Cuada.
Já o dia seguinte será dedicado à ilha do Corvo, com passagem pela costa Nordeste das Flores e visita às suas grutas, enquanto que no Corvo será efetuado trilho na cratera do Caldeirão e visitas à Casa do Bote e a um moinho de vento tipico.
No dia 2 de junho e já na ilha das Flores será efetuado o trilho Miradouro das Lagoas/Poço do Bacalhau, visitando ainda o Poço da Ribeira do Ferreiro, o moinho de água da Fajazinha,a Fábrica da Baleia do Boqueirão e o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, estes últimos em Santa Cruz.
Ainda neste dia terá lugar uma sessão pública, aberta à população e dedicada às questões de ambiente e de turismo, que contará com intervenções do Parque Narural da ilha das Flores, Centro de Processamento de Residuos da ilha das Flores, Ambiflores - Associação de Defesa do Ambiente,Amigos dos Açores- Associação Ecológica e ainda da Westcanyon, seguidas de um espaço de debate.
O último dia da visita de estudo consta de um trilho pedestre entre a zona do Pico da Sé e a baía da Alagoa, passando pela Reserva Florestal de Recreio Luis Paulo Camacho e pela barragem da Central Hidrica de Além Fazenda.
Com os nossos cumprimentos
Diogo Caetano