A Associação Ecológica Amigos dos Açores foi criada oficialmente no dia 19 de Outubro de 1989, tendo surgido por alteração dos estatutos da anteriormente designada associação Amigos da Terra/Açores, registados no dia 2 de Dezembro de 1987. No entanto, deve assinalar-se que as actividades do Núcleo dos Açores dos Amigos da Terra iniciaram-se em Janeiro de 1984.
A associação tem por fim defender e valorizar o ambiente, bem como promover a conservação da natureza, privilegiando para isso métodos de trabalho e de intervenção não violentos, através de actividades de carácter cultural, pedagógico, científico, desportivo, recreativo, social ou outro afim.
Com cerca de 1250 associados individuais e alguns colectivos espalhados por várias ilhas dos Açores, em Portugal Continental e nas comunidades de emigrantes, a sua acção, embora centrada na ilha de S. Miguel, tem-se estendido a todas as ilhas, quer através dos seus membros, quer através da colaboração com as escolas de todos os níveis de ensino.
A associação tem participado em diversos eventos a nível nacional e internacional, com destaque para a sua presença em Encontros Nacionais de Associações de Defesa do Ambiente, em diversos Encontros Nacionais de Educação Ambiental promovidos pelo Instituto de Promoção Ambiental, nos Encontros Regionais de Educação Ambiental, e congressos e simpósios sobre vulcanoespeleologia.
A Associação foi declarada de utilidade pública a 11 de Julho de 2000 e a 13 de Abril de 2004, foi homenageada pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, pelo trabalho e desenvolvido durante os 20 anos de actividade em prol do ambiente na nossa região.