O Grupo pelo Bem-Estar Animal dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica manifestou ao Director a RTP-Açores indignação pela exibição do programa “Touro de Lide” na sexta-feira, dia 18 de Dezembro de 2009, pelas 21horas.
A nossa sociedade vai evoluindo e estabelecendo parâmetros. Esses parâmetros adquirem precedência, transformam-se em leis e estas têm de ser respeitadas. Se em 2008 o Tribunal de Lisboa proibiu a RTP de emitir antes das 22h30m corridas de touros, por considerar este tipo de espectáculo, violento é susceptível de influenciar negativamente crianças e adolescentes, e que os programas considerados violentos devem possuir sinalética – a bolinha vermelha no canto superior direito do ecrã - e que esse facto não aconteceu, espera-se que este tipo de sinalização venha a ocorrer em situações futuras.
A 9 de Julho de 1997 foi assinado entre a AACS (Alta Autoridade para a Comunicação Social) e os operadores de televisão (RTP, SIC, TVI) um Acordo sobre a Representação da Violência na Televisão. Assim, em virtude das imagens chocantes contidas no programa “Touro de Lide” não foi honrado o compromisso estabelecido.
Não à Violência no horário dito Nobre, “Touradas só nas Madrugadas”