O cagarro, de nome científico Calonectris diomedea borealis, é uma ave marinha que passa grande parte do ano no alto mar e vem a terra, entre Março e Outubro, para se reproduzir e nidificar.
No fim de Outubro, os cagarros jovens, que já atingiram o tamanho e a plumagem dos adultos, são abandonados, nos ninhos, pelos progenitores.
Movidos pela fome, aventuram-se ao primeiro voo, enfrentando vários perigos. Esta ave orienta-se aparentemente pelas estrelas e são atraídas e encandeadas pelas luzes das povoações e automóveis. Assim sendo, muitos morrem por colisão ou atropelamento.
O Arquipélago dos Açores representa o sítio mais importante no mundo para a nidificação da espécie, registando-se neste Arquipélago a maior concentração mundial de cagarros.
Verificando-se que esta espécie tem sofrido um decréscimo ao longo dos tempos, a Associação Ecológica Amigos dos Açores pede a colaboração de todos na protecção e salvaguarda do maior número de aves.
Como o proteger
- Se encontrar cagarros durante o dia nas estradas ou povoações, coloque cada um numa caixa e liberte-os junto ao mar;
- Se os encontrar durante a noite, não tente alimentá-los, devolva-os ao mar apenas na manhã seguinte.
Atenção:
Aconselha-se a protecção das mãos (por exemplo com uma peça de vestuário), pois a ave, desconhecendo as suas intenções e ao tentar proteger-se, poderá defender-se com o bico.
Caso tenha dúvidas quanto ao modo de proceder, poderá entrar em contacto connosco, através do seguinte número de telefone: 296498004