Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica realizam a sua visita de estudo anual à ilha do Pico, de 15 a 20 de maio, com a participação de um grupo de 35 associados.
Do programa, que tem interesse ambiental e especial incidência para os percursos pedestres e ecoturismo, constam a realização de trilhos em diversas zonas da ilha e visitas interpretativas a vários pontos de interesse cultural e turístico da mesma, para dar a conhecer a ilha ao grupo de participantes na visita, mas também a avaliação local de algumas questões ambientais mais oportunas.
No primeiro dia e após a chegada à ilha, será efetuado o trilho Santana-Lajido no concelho de São Roque do Pico, com visita ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha e à Casa dos Vulcões, além da zona do Cachorro. O dia seguinte será preenchido com o sul da ilha, realizando o percurso dos Mistérios do sul do Pico e visitando ainda o Centro de Artes e Ciências do Mar e o Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.
O concelho da Madalena será o destino do terceiro dia da visita, onde será feito o trilho das Vinhas da Criação Velha, que se desenvolve na zona da paisagem cultural classificada pela UNESCO como Património Mundial em 2004, terminando o dia com uma visita ao Museu do Vinho e à Gruta das Torres, que é o maior tubo lávico conhecido em Portugal.
Já o sábado será dedicado à montanha do Pico, que com os seus 2351 metros de altitude constitui o ponto mais alto de Portugal, enquanto no domingo haverá lugar à realização do trilho do Caminho dos Burros, entre o planalto central da ilha e a zona de Baía de Canas, passando pelo Parque Florestal da Prainha e respetivo Mistério da Prainha. O dia termina com um jantar convívio de despedida entre todo o grupo.
O último dia na ilha do Pico será preenchido com o percurso entre a Lagoa do Capitão e o Cais do Pico, concluindo assim a visita de estudo a esta ilha do Grupo Central.
As visitas de estudo anuais promovidas por esta associação iniciaram-se em 2009 na ilha de São Jorge e, depois de um primeiro périplo pelas nove ilhas dos Açores, termina agora um segundo périplo pelo arquipélago, que este ano tem como destino o Pico, depois de em 2023 ter sido a vez da ilha do Faial.
Saudações,
A Direção