Amigos dos Açores apoiam Projecto "EDUCAR PARA A ENERGIA"

O dia 3 de Maio, Dia do Sol, foi o escolhido pela equipa que vai implementar o projecto para fazer a primeira apresentação pública do mesmo.

A constituição da equipa é a seguinte:

- Cláudia Tavares - professora do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe

- Helena Primo – professora do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica Integrada Canto da Maia

- Teófilo Braga – professor do 3º Ciclo e Ensino Secundário da Escola Secundária das Laranjeiras

- Veríssimo Borges – empresário

Esta equipa é coordenada cientificamente pelo Prof. Doutor António Félix Rodrigues e pelo Prof. Doutor Pedro González, da Universidade dos Açores.

Apresentação

A produção/consumo de energia é um factor indispensável para a vida das sociedades industrializadas, mas é também responsável pela degradação ambiental. Conscientes deste facto, no âmbito da disciplina de Projectos de Intervenção Ambiental, do mestrado de Educação Ambiental da Universidade dos Açores, um grupo de alunos decidiu apresentar um projecto de intervenção com vista a tentar colmatar algumas lacunas na área da Educação para a Energia.

O Cenário Actual

A energia é um recurso indispensável para a vida, ao bem-estar dos cidadãos e ao desenvolvimento socioeconómico, de todas as sociedades, sendo de realçar o facto de ter ocorrido um crescimento exponencial do consumo de energia total e por pessoa desde os primeiros tempos da sociedade industrial até aos nossos dias. Mas, para além de um recurso indispensável ao desenvolvimento socioeconómico, a energia é também um forte factor de pressão ambiental.

Ao longo das últimas décadas, a utilização racional dos recursos naturais e a preservação da qualidade do ambiente assumiram-se como preocupações fundamentais nas políticas de desenvolvimento sustentável de todas as regiões, inclusive da Região Autónoma dos Açores, com especial ênfase no que se refere à produção de energia.

Não existe, de forma sistematizada e em linguagem acessível, informação sobre a história e a situação actual do aproveitamento das energias renováveis no arquipélago dos Açores. Os mesmos autores referem que os manuais escolares adoptados nos Açores, sendo de âmbito nacional, não contêm referências pormenorizadas à realidade local.

Por outro lado, embora os conteúdos programáticos do ensino básico e ensino secundário, já abordem as aplicações das energias renováveis e apresentem recomendações para o uso eficiente de energia, não evidenciam a complementaridade disciplinar, nem exploram suficientemente actividades em contexto de projecto escolar ou clube de ciência (não formal). Não tem existido formação contínua com vista ao desenvolvimento de competências científicas por parte de todos os professores, nomeadamente dos do primeiro ciclo do ensino - básico. Esta situação é preocupante quando tudo leva a crer que a maioria destes professores é oriunda do então designado agrupamento 4 (Humanísticas). Com efeito, num levantamento efectuado no ano lectivo 1999/2000 chegou-se à conclusão que a percentagem de alunos que estava a frequentar o Curso de “Ensino Básico- 1º Ciclo” que não tinha frequentado no secundário disciplinas na área das ciências era de 88,8%.

Por último, tal como acontece a nível nacional, nos Açores há um atraso por parte da sociedade em despertar para o potencial de aplicação das energias renováveis.

Objectivos

São objectivos do projecto:

- Transmitir e consolidar ideias fundamentais relativas ao enquadramento do sector energético mundial, europeu, nacional e regional, num contexto de políticas, bem como de conceitos científicos fundamentais à sua correcta interpretação; - Sensibilizar para a necessidade de se racionalizar os consumos de energia, com principal enfoque para a redução dos consumos de energia eléctrica. - Enquadrar as noções transmitidas na perspectiva ambiental, social e económica. - Transmitir a noção da responsabilidade colectiva, objectivando a racionalização de consumos energéticos, onde se enquadra a redução dos consumos de energia eléctrica. Produtos/Acções

De entre os produtos/acções destacam-se:

- Folheto de apresentação do projecto;

- Acções de sensibilização para professores;

- Criação de material didáctico para alunos (fichas de trabalho, jogo da energia, guia de auditoria energética, simuladores de poupança de energia, etc.);

- Minuto energético verde (conselhos sobre eficiência energética) a propor a uma rádio local;

- Elaboração de um guião de uma visita de estudo à central geotérmica da Ribeira Grande, destinado a alunos dos 1º/2º ciclos, e visita à mesma.

- Relatório final, onde para além do estado da arte, nos Açores, se incluirá uma análise a alguns programas e manuais escolares, uma caracterização da situação energética regional, bem como todos os materiais produzidos no decurso do projecto.

Público-alvo

Como público-alvo directo escolhemos, em primeiro lugar, as crianças e jovens, tendo em consideração, entre outros aspectos, a sua idade e nível de escolaridade.

Para além daqueles, destacamos os professores, pois a sua motivação é condição necessária para a transmissão de novos conhecimentos e para a aceitação de novos valores. Além disso, os professores, serão nossos parceiros no ajustamento e aperfeiçoamento de alguns dos materiais que iremos preparar.

Por último, pretendemos chegar ao público em geral, nomeadamente se for possível a concretização de um “ Minuto pelos Açores”, numa das rádios locais.

Blog do Projecto

Desde o passado dia 11 de Abril, o projecto possui um blog (http://www.educarparaaenergia.blogspot.com/) onde divulga as actividades, os materiais elaborados e reflexões sobre a temática energética