Se é defensor dos direitos dos animais e se é contra o uso indevido de animais nos divertimentos populares como as touradas, zele pelo que o seu município seja livre de touradas.
O movimento internacional de municípios livres de touradas já chegou a vários países como a Colômbia, Equador, Espanha, França, Portugal e Venezuela. Na Espanha, apesar das fortes tradições taurinas, cerca de 70 cidades e vilas já se declararam anti-touradas.
Em Portugal são já quatro os municípios que se declararam livres de touradas (Viana do castelo, Braga, Cascais e Sintra).
Não compactue com este espectáculo que não tem qualquer tradição na ilha de São Miguel.
Para tal, se pretende que o seu município seja livre destas actividades que não têm qualquer tradição local, envie a mensagem sugerida abaixo (ou uma mensagem sua, se preferir) com destino à/ao Presidente da Câmara Municipal da sua área de residência, utilizando os contactos abaixo referidos:
Sua Excelência Presidente da Câmara Municipal:
Peço a V. Ex.ª que tome uma posição exemplar e pioneira de condenação e rejeição oficiais das touradas e da crueldade animal que estes espectáculos implicam, colocando o nosso Município na linha da frente dos Municípios mundiais que têm como princípio institucional promover o respeito pelos animais e não admitir actos de violência contra estes.
Poderia ser assim, o nosso Município o primeiro dos Açores a ser declarado Anti-Touradas, estabelecendo um exemplo que será certamente louvado e apreciado pelos seus habitantes, pela população de outros concelhos da Região, e, certamente, pela maioria da população portuguesa.
Os Açores necessitam, urgentemente, de dar passos positivos e sólidos na protecção dos animais e peço a V. Ex.ª que faça com que seja o nosso Município a dar o primeiro passo, que definirá uma nova era mais ética para com os animais nos Açores e em Portugal, através da declaração oficial de "Município Livre de Touradas", tendo como base a oficialização municipal de um compromisso público e permanente de não-autorização de touradas.
Esta medida promoveria o nosso Município internacionalmente como um território institucionalmente comprometida com a protecção dos animais, o que certamente lhe traria grandes benefícios promocionais e económicos, uma vez que só que a identificação deste com turismo de natureza deve passar também pela defesa do direito dos animais.
Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta,
Com os meus respeitosos cumprimentos,
Nome:
Número de BI:
Morada:
E-mail:
Contactos
Câmara Municipal de Ponta Delgada bertacabral@mpdelgada.pt
Câmara Municipal da Lagoa gabpres-cml@mail.telepac.pt
Câmara Municipal da Ribeira Grande ricardosilva@cm-ribeiragrande.pt
Câmara Municipal de Vila Franca do Campo pres@cmvfc.pt
Câmara Municipal da Povoação presidente@cm-povoacao.pt
Câmara Municipal do Nordeste presidente@cmnordeste.pt
Contribua para que São Miguel seja uma ilha livre de touradas!
Cidade antitouradas é uma declaração de uma afirmação ética e política aprovada pelos municípios na qual, os mesmos não apoiam, sob forma alguma a realização de eventos tauromáquicos no seu concelho e afirmam serem contra a prática da tourada e a favor dos princípios dos direitos dos animais.
O conceito de cidade antitouradas, não é no entanto, proibitivo da prática das corridas de touros. Para que a mesma declaração seja adoptada pelos municípios locais, as associações e entidades de defesa dos animais exercem a sua influência e pressão junto dos respectivo autarcas, no sentido em que os mesmos declarem os seus municípios como antitouradas.
A forma de implementação das campanhas não é necessariamente igual em todos os países, sendo que cada organização local decide qual a estratégia que prefere utilizar, tendo sempre em consideração os diferentes aspectos políticos.
Uma das estratégias adoptada por algumas campanhas é também a sensibilização junto dos turistas que frequentam cidades com tradições tauromáquicas, no sentido de se exercer a pressão económica como factor dissuador e penalizadora das touradas.
In Wikipedia